1- Escolha com cuidado o tipo de microfone a ser utilizado. Dê preferência aos microfones dinâmicos e cardióides.
2- Posicione corretamente os monitores baseando-se no padrão de captação do microfone.
3- Evite posicionamentos nos quais o som oriundo dos monitores possa refletir sobre a parede de fundo do palco e voltar sobre os microfones.
4- Não aponte o microfone para as caixas.
5- Não envolva a cápsula do microfone com as mãos.
7- Procure manter os microfones fora do campo de projeção das caixas de PA;
8- Use apenas a quantidade de microfones necessária, sem exageros. Quanto mais microfones abertos, maior será a possibilidade de ocorrer microfonia.
9- Trabalhe com níveis de volume adequados.
10- Ajuste corretamente o nível de entrada do sinal na mesa.
11- Não abuse na equalização.
2- Posicione corretamente os monitores baseando-se no padrão de captação do microfone.
3- Evite posicionamentos nos quais o som oriundo dos monitores possa refletir sobre a parede de fundo do palco e voltar sobre os microfones.
4- Não aponte o microfone para as caixas.
5- Não envolva a cápsula do microfone com as mãos.
7- Procure manter os microfones fora do campo de projeção das caixas de PA;
8- Use apenas a quantidade de microfones necessária, sem exageros. Quanto mais microfones abertos, maior será a possibilidade de ocorrer microfonia.
9- Trabalhe com níveis de volume adequados.
Muitos confundem ganho com volume. O controle de ganho regula o nível do sinal que entra no canal enquanto o potenciômetro do volume controla o sinal que está saindo do canal. Se o ganho for muito elevado, com certeza gerará distorções no sinal e causará um desequilíbrio no sinal causando microfonia.
10- Ajuste corretamente o nível de entrada do sinal na mesa.
O ajuste é feito em conjunto com o botão PFL e com a barra de leds da seção Master. Com os controles de volume do canal e do master fechados, pressione a tecla Solo e coloque o sinal do microfone no canal. Observe o comportamento do sinal na barra de leds, então, comece abrindo o controle de ganho, e quando o sinal atingir 0dB, o ajuste estará completo. Este procedimento deve ser feito para todos os canais, individualmente.
11- Não abuse na equalização.
Muitos operadores de áudio abusam das frequências agudas do equalizador,porque acham que um som de qualidade é aquele que tem os agudos muito pronunciados provocando desequilíbrios na resposta do sinal e gerando realimentações destas frequências, causando microfonia.
Quando utilizar um equalizador, cuidado, evite os ganhos e dê preferência às atenuações. Qualidade não está relacionada com quantidade.
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